A concepção Dialética de liberdade como forma de superação do Libertarismo e do Determinismo
De acordo com a análise de textos sobre o tema liberdade, chega-se à conclusão que a concepção dialética é a que mais apresenta verdade e coerência em relação ao determinismo e libertarismo, pois é um equilíbrio entre ambos.
O libertarismo propõe a liberdade de agir e atuar sem interferências de qualquer fator externo ; o determinismo propõe a idéia de que o ser humano sempre age de acordo com as circunstâncias que a vida nos oferece,como se tudo já fosse predestinado de acordo com as leis da natureza e que não podemos mudar os fatos e as coisas pois tudo está traçado pelo destino.
Na concepção dialética,podemos ver a fusão do determinismo com o libertarismo , onde propõe a idéia de que o ser humano é livre, mas de acordo com as regras criadas pela sociedade , de acordo com os acontecimentos e circunstâncias à nossa volta. Mesmo estando diante de uma situação imposta pelas leis da natureza, o indivíduo tem a liberdade de escolha, de agir, pensar e tomar decisões perante àquela situação. Quando se vive em sociedade, é necessário que haja algumas regras a serem seguidas para que se possa ter um bom convívio com as outras pessoas,caso contrário ,tudo viraria um caos.
Às vezes é necessário agir por instinto; de acordo com as leis naturais; obedecendo as leis e regras já existentes na sociedade e também levando em conta a cultura e a evolução histórica de cada país.
A conclusão em que se pode chegar é que muitas vezes as circunstâncias oferecidas ao longo da vida aos seres humanos proporcionam descobrir coisas novas,mudar atitudes e pensamentos que não dão a total liberdade de pensar e agir,mas também não nos torna totalmente dependentes do que o destino reserva.Portanto ,sendo coerentes com a realidade em que vivemos ,podemos viver e conviver de acordo com o que a vida nos proporciona,podendo pensar e formar opiniões como pessoas livres.