Trabaljo
É a agricultura praticada em grandes extensões de terra, em geral com baixos investimentos em tecnologia e nenhuma especialização, portanto uma baixa produtividade por área. Esta opõe-se à agricultura intensiva. Maioritariamente praticada nos países em desenvolvimento.
Evita a exaustão de nutrientes do solo;
Controlo natural de pragas;
Baixa produtividade;
Na produção pecuária os animais pastam numa área extensa.
Agricultura intensiva
Sistema de cultivo agrícola que ocorre em áreas que apresentam alto custo da terra, ou seja, a exploração desses terrenos tem e que se baseia na aplicação intensiva de trabalho, capital e tecnologia, no sentido de obter alta produtividade e maior rentabilidade do solo. Este tipo de agricultura esgota os solos que se tornam pobres.
Conduz ao aparecimento de pragas;
Rápida propagação de doenças;
Requer um intenso uso de agro químico;
Reduz a fertilidade e a capacidade produtiva do solo;
Elevada produtividade;
Na produção pecuária os animais estão confinados a um espaço fechado e são alimentados à base de rações;
Maior produtividade momentânea.
A agricultura e a produção pecuária podem se enquadrar em dois modelos distintos denominados de intensivos e extensivos, esses podem variar conforme o nível de tecnologia empregado.
Nessa classificação não há preocupação em relação ao tamanho da propriedade ou da área em cultivo ou de criação, no caso da pecuária o importante é a análise acerca do grau de investimento na produção e de tecnologia empregado no cultivo ou na criação, assim como o índice de produtividade.
Todas as propriedades rurais desenvolvem suas atividades vinculadas ao uso de tecnologias (biotecnologia, insumos, fertilizantes, máquinas, implementos, técnicas entre outros), diante disso há uma grande aplicação de técnicas no preparo do solo, cultivo e colheita que resulta em altos índices de produtividade e atingem essas em pequenas áreas cultivadas, além de alcançar um tempo maior