A comunicação e o relacionamento interpessoal
A COMUNICAÇÃO
“Comunicar não é apenas saber falar mas também saber ouvir” – Samej Spenser
Segundo o dicionário, a comunicação é: o ato ou efeito de comunicar; é o processo de emissão, transmissão e recepção de mensagem por meio de métodos e/ou sistemas convencionados; é a capacidade de trocar ou discutir ideias, de dialogar, etc, com vista ao bom entendimento entre as pessoas.
Sem comunicação, o ser humano não pode trocar informações, ideias, dados, conhecimentos, culturas, sentimentos, experiências, valores, crenças, opiniões, etc. A comunicação é por isso essencial e necessária para que possamos viver em sociedade e evoluir, ou seja, sem ela não há relacionamento interpessoal.
Além das palavras, também todos os sinais que usamos para indicar sentimentos, emoções, comportamentos e atitudes (ex.: expressões faciais, gestos, sons), são um excelente meio de comunicação.
Para que a comunicação resulte tem que haver um processo de aprendizagem que é constante.
Todos nós temos a capacidade de comunicar mas necessitamos de a orientar, treinar e aperfeiçoar para favorecimento das nossas relações interpessoais.
Daí ser muito importante as crianças começarem desde cedo a frequentarem creches ou jardins de infância, para que tomem conhecimento das regras, culturas e orientações da sua cidade/pais, para que um dia mais tarde sejam também bons comunicadores.
A comunicação pode ser unilateral (quando só o emissor fala não dando oportunidade ao recetor de participar) ou comunicação bilateral (quando há passagem de informação entre emissor e recetor – comunicação nos dois sentidos).
As funções da comunicação:
Informativa: transmissão objectiva e clara de fatos
Emotiva: o tom de voz e o olhar são determinantes neste tipo de comunicação, pois podem demonstrar tristeza, admiração, alegria, surpresa, zanga,…
Relacional: no contexto profissional a relação deve ser agradável,