controle industrial
O tempo morto é o intervalo de tempo em que uma resposta do sistema não é verificada. Isto ocorre devido a vários fatores, sendo um deles diretamente ligado à distância percorrida e à velocidade.
É o intervalo de tempo entre o instante em que o sistema sofre uma variação qualquer e o instante em que esta começa a ser detectada pelo elemento sensor.
Em sistemas de controle industriais é comum a existência de um fenômeno denominado de atraso de transporte, ou tempo morto. Tal fenômeno ocorre, quando a variável de saída de um dado processo percebe variações no sinal de entrada Dt segundos depois desta variação ter efetivamente ocorrido.
Numa linha de montagem de automóveis o tempo morto pode ser considerado o tempo de parada e momentos de percurso do produto na linha de produção onde se aguarda acessórios e peças para montagem do veículo.
Questão 02 (5,5 pontos) – Observando a equação de um controle PID, apresentada abaixo:
i)Explique a razão das formas do gráfico para cada um dos componentes com um erro na forma de degrau e na forma linear.
A ação integral vai atuar no processo ao longo do tempo enquanto existir diferença entre o valor desejado e o valor medido. Assim, o sinal de correção é integrado no tempo e por isto enquanto a ação proporcional atua de forma instantânea quando acontece um distúrbio em degrau, a ação integral vai atuar de forma lenta até eliminar por completo o erro. Quando ocorre uma variação em degrau, a velocidade de variação é praticamente instantânea. Nesse caso, a ação derivativa que é proporcional à velocidade desvio, causa mudança súbita na variável manipulada.
Como vemos no gráfico em degrau o erro se estabiliza.
Sistemas de controle lineares são aqueles em que a saída do sistema respeita uma proporcionalidade com o valor da entrada.Um sistema de controle linear não