A COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO NA RELAÇÃO PROFESSOR ALUNO
Adriana Mayer Moreira *
“O diálogo é o encontro no qual a reflexão e a ação, inseparáveis daqueles que dialogam, orientam-se para o mundo que é preciso transformar e humanizar.”(Paulo Freire) **
RESUMO
Este artigo vai falar da interação e comunicação do professor com o seu aluno no contexto de um novo paradigma, dentro de um modelo sistêmico em que a educação é entendida de uma forma mais ampla, ultrapassando o âmbito escolar. Neste contexto, o professor como transmissor de conhecimento desaparece para dar lugar a figura do mediador, e sua aula não deve ser uma transferência de conhecimento, mas também deve promover um espaço para o diálogo, ouvindo seus alunos, além de ter um conteúdo emocional, afetivo, facilitador da educação.
Palavras-chave: novo paradigma, professor, mediador, conhecimento
1) INTRODUÇÃO
________________________
Bertoncello e Rossete (2008), colocam que historicamente, no final do século XIX e durante o século XX a ciência era regida pelo paradigma cartesiano-newtoniano, que pregava o pensamento positivista, o culto ao intelecto e na formação técnica e utilitarista onde a busca do conhecimento se dava através da razão e da experimentação.
Segundo essas autoras, esses pressupostos trouxeram a uma visão fragmentada do conhecimento e levaram professores e alunos a restringirem à reprodução do conhecimento. O processo pedagógico tem sua ênfase no conteúdo, no resultado, na memorização do conteúdo, restringindo a tarefas repetitivas, não apresentando muito significado para quem as realiza. Também, as salas, os temas, o assuntos, foram segmentados e fracionados e valores como a ética, a solidariedade, a sensibilidade, o respeito mútuo, foram deixados de lado pela sociedade e consequentemente do ambiente educacional em favor do conhecimento técnico e especializado.
Spanhol (2010), nos diz que as sociedades contemporâneas têm encontrado um obstáculo frente ao