A comunicação pelo meio
Edgar Morin traz em seu artigo “A comunicação pelo meio (teoria complexa da comunicação)” a relação entre Comunicação X Sociedade, discutindo suas diversas formas. Com uma linguagem objetiva e de fácil entendimento o autor consegue transmitir suas criticas e opiniões de maneira simples.
O autor começa o artigo com uma breve e sutil analise pessoal, descrevendo quais aspectos o levaram a se interessar pela comunicação. Logo após cita uma de suas prioridades no momento, “criticar o mito da comunicação”, defendendo a midia entre as teorias de alienação e discordando de certas nomeações atuais da sociedade como “sociedade da informação” ou “sociedade do conhecimento”. Morin deixa bem claro que acredita estarmos em sociedades de informação, comunicação e de conhecimento.
Edgar considera que a compreensão, mais do que a comunicação ou em consequência desta, é o grande atual problema da humanidade, portanto a compreensão pode ser afetada pela comunicação, entretanto pode ser ajudada também, seja tecnicamente, ou pelo dominio do código. Concluindo que a compreensão não é um problema de meios, mas de fins. Sendo assim um problema filosófico.
O autor então entra em contato com as teorias de alienação, acaba resumindo que as sociedades sempre teve seus defeitos, e que tudo isso não foi criado pela midia, cita exemplos de bibliografias e histórias antigas que não foram más influências á sociedade. Apresenta informações de pesquisas feitas confirmando que a midia pode gerar suas influências, mas não exercer um papel determinante no essencial. Estabelecendo que a influência da midia depende de uma série de fatores, e frisando que o fenomeno comunicacional não é determinante apenas na hipotese de eficacia do emissor, mas também existe um receptor dotado de inteligência na outra ponta da relação comunicacional.
Edgar Morin, em seu excelente