Sustentabilidade
Kally Alves de Sousa1
Resumo:
Este artigo se propõe a resgatar o surgimento do pensamento ecológico e como suas várias vertentes, representadas por distintos movimentos ambientalistas, incentivaram a construção do conceito “desenvolvimento sustentável”. Para tanto, fez-se uma breve abordagem teórica e histórica do conceito “desenvolvimento sustentável” e como a construção do mesmo permitiu a consolidação de uma cidadania ecológica.
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável, cidadania ecológica, movimentos ambientalistas
Abstract:
This article intends to rescue the emergence of the ecological thought and how its several ramifications which were represented by different environmentalist movements have motivated the construction of the concept known as
“sustainable development”. For that, a brief theoretical and historical approach of the concept was done. It was also studied the elements that allowed the consolidation of an ecological citizenship.
Key words: Sustainable development, ecological citizenship, environmentalist movements
As questões ambientais gradativamente ocupam lugar de destaque nas discussões globais.
A degradação do meio, resultado de uma efetiva ação antropogênica, constitui-se temática central nas discussões de conferências e encontros internacionais para o meio ambiente. O problema ultrapassa a visão simplista de conservacionismo e preservacionismo, inicialmente pregada pelos primeiros movimentos ambientalistas.
Os atuais modelos de desenvolvimento econômico e, principalmente, o modo de produção capitalista são apontados como responsáveis pela alarmante situação ambiental. Sabemos que associar o desenvolvimento econômico à preservação ambiental é para muitos uma tarefa dispendiosa, quando não impossível. Tanto os países desenvolvidos quanto os que estão em desenvolvimento enfrentam a problemática, entretanto, em níveis e condições diferenciadas. A complexidade dos problemas ambientais nos