A COMUNICA O EMPRESARIAL
É uma ferramenta estratégica de planejamento usada no âmbito de uma empresa com o objetivo de melhorar sua imagem e os resultados obtidos.
Segundo o Professor TORQUATO (1986, p.10) “o importante é procurar considerar a comunicação como uma ação integrada de meios, formas, recursos, canais e intenções. A comunicação deixa, assim, de ser considerada despesa para se inserir, definitivamente, no rol dos bons investimentos”.
Nos tais gastos nomeados como despesa na visão de TORQUATO podem ser citados a introdução de especialistas e praticantes da Comunicação nas empresas que iram incentivar os demais colaboradores da mesma, também podemos relacionar as palestras promovidas nessa empresa acarretando sim alguns gastos, porem esses gastos tornam-se irrisórios quando visamos os benefícios que viram mediante sua pratica.
Para os Autores, se chama a atenção para a necessidade de dar a devida importância ao papel que a disciplina ocupa para formação de todas as pessoas dispostas a trabalhar com comunicação. Lembram que falta à Teoria de Comunicação, o tratamento adequado ao seu conteúdo e fim, bem como referências bibliográficas consistentes. Mostram pelos anos de prática o aspecto maleável e as diferentes formas de abordagem entre os mais variados cronogramas entre as disciplinas de Teoria de Comunicação atuais. Reconhecem um quadro variado da comunicação, fases e correntes de raciocínio e estudos existentes. Reforçam a prioridade de uma convenção mais elaborada envolvendo a comunidade científica, em relação as bases conceituais existentes. (HOHLFELDT, FRANÇA, MARTINO, 2001 p.10)
No ambiente profissional em que vivemos e em todo seu contexto atual fica cada vez mais difícil ver um meio de conciliar, humanizar ou até mesmo disciplinar alguém que não se relacione a comunicação.
E no fragmento de texto acima os autores tentam nos mostrar a importância de pessoas capacitadas na área da comunicação que tragam cada vez mais maneiras inovadores