A competência do trabalho em equipe
A gestão de pessoas nas organizações é considerada um capital humano, sendo o que move a empresa. Um bom relacionamento dentro do ambiente de trabalho é acima de tudo estar disposto a ser tolerante com as ideias, opiniões, crenças, valores e princípios dos membros de uma equipe. Já que nas empresas, se encontram diversos tipos de pessoas, uma variedade de personalidades e isso muitas vezes dificulta o processo produtivo.
A diferença de um grupo para uma equipe é que o grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns e se reúnem por afinidade. Já uma equipe é um conjunto de pessoas que possuem os mesmos objetivos e atuam no cumprimento de metas especificas.
Por exemplo, grupo são todas as pessoas que vão ao cinema para assistir ao mesmo filme. Elas não se conhecem, não se interagem entre si, mas o objetivo é o mesmo: assistir o filme. Já a equipe pode ser o elenco do filme: todos trabalham juntos para atingir uma meta específica que é fazer um bom trabalho, um bom filme.
Apresentaremos alguns pontos importantes do trabalho em equipe, a começar pela definição de equipe. Equipe é um conjunto de pessoas organizadas para trabalhar e alcançar a mesma meta. De acordo com Roosevelt, as pessoas em conjunto conseguem realizar atividades que se estivessem sozinhas, não seria possível.
A principal característica de uma equipe é que seus membros possuem as mesmas metas a serem alcançadas, um cooperando com o outro para que os objetivos sejam atingidos e concluídos com sucesso. Equipes têm um relacionamento de confiança, respeito e apoio entre os membros. Os conflitos são naturais e até mesmo úteis em torno das questões do dia a dia e não sobre os membros da equipe.
O trabalho em equipe proporciona muitos benefícios e resultados vantajosos tanto para seus membros como para a empresa em que trabalham, pois os membros aprendem a dar apoio e a ter mais confiança, compartilham informações e conhecimentos e