a coisa
1° “B”
1- Onde se localiza a vegetação de altitude no Brasil?
R: No Brasil, é constituída pelos campos rústicos ou de altitude e ocupam altitudes normalmente acima de 900 m nas serras e chapadas do Brasil Central, longe da influência dos climas mais marítimos, como é o caso das serras da Canastra, do Espinhaço, do Espigão Mestre, etc.
2- Qual o tipo de fauna da vegetação mediterrânea?
R: Fauna que habita as vegetações mediterrâneas é muito variada e também se encontra adaptada às condições ambientais. Os animais são normalmente pequenos, necessitam de pouca água e têm hábitos noturnos. Como exemplos podemos citar coelhos, lebres, javalis, ratos do campo, veados, texugos, diversos tipos de répteis, uma grande variedade de aves (sobretudo migratórias) e insetos.
3- Toda savana é cerrado?
R: Não. Cerrado é um termo regional brasileiro, para um complexo fisionômico de vegetação que ocorre principalmente no Brasil Central e que tem uma flora própria. Não há cerrado na África, Austrália ou qualquer outra parte do mundo. Savanas, sim, ocorrem no Brasil, na Venezuela, na África, na Índia, na Austrália.
4- Somente solos de cerrado são ácidos e pobres?
R: Não. Solos da Amazônia, por exemplo, também são ácidos e pobres. Todavia, a grande quantidade de serapilheira produzida e decomposta libera grande quantidade de nutrientes que alimenta a floresta. Nos cerrados essa produção é bem menor e a decomposição é lenta, em virtude do período de seca. Desta forma, solos de cerrado apresentam menor disponibilidade de nutrientes para as plantas.
5- Quais são as características das Florestas Tropicais?
- Biodiversidade riquíssima com grande quantidade de espécies vegetais e animais. Muitas destas espécies são ainda desconhecidas do ser humano.
- Solo com cobertura de húmus (de 30 a 50 cm), proveniente da decomposição de folhas, frutos, fezes e cadáveres de animais mortos.
- Grande presença de