coisas
Professor Titular do Instituto de Psicologia (USP) e Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de
Etologia (Comportamento Animal)
AMOR, HUMOR E BOM SENSO são os princípios adotados pelo autor no adestramento de animais que vivem numa sociedade de homens. Aspectos técnicos de treinamento são apresentados sem perder de vista o relacionamento afetivo entre o cão e seu dono.
Neste livro você vai aprender: sobre a natureza do cão: um animal que vive em matilhas; seu cão pode ser adestrado desde filhote; quais os equipamentos que melhor contribuem para o adestramento; que treinamento inteligente inclui paciência e técnicas de comunicação atuais; quais são os problemas de comportamento (desde "roer o pé da mesa" até "atacar o carteiro") e como resolvê-los; que certos comportamentos estranhos dos cães são fáceis de explicar, e que outros não passam de mitos. Alexandre Rossi, formado pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, observa e adestra animais desde seus 6 anos de idade. Ampliou seus horizontes participando de pesquisas no Kruger
Park, na África do Sul, integrando-se a projetos de reabilitação de animais selvagens — muitos dos quais à beira da extinção — para lhes dar condições de retomar à natureza. Também trabalhou na Austrália, sociabilizando cangurus e outros animais que viviam em parques e apresentavam comportamento agressivo com relação a humanos.
Foi lá que seu método de adestramento começou a ser desenvolvido, ao treinar cães pastores de ovelhas que, além de cuidar do rebanho, exerciam diversas atividades longe de seus donos durante jornadas exaustivas de trabalho.
Hoje, Rossi leciona técnicas contemporâneas de adestramento, dá assistência ao animal com problemas de comportamento e orienta seu dono.
À Tamara Pall Mall, minha Weimaraner, com quem aprendi muitas coisas.
SUMÁRIO