A cmunicação Animal
A Comunicação animal é quando dois ou mais seres animais comunicam tendo um efeito sobre o outro. Estes meios de comunicação podem ser cantos, gritos, chamados, trinados e mugidos como também expressões faciais, mudanças na pelagem ou plumagem, cor ou formato do corpo, usados por animais de uma mesma espécie para se comunicarem entre si a "linguagem" é atribuído como uma linguagem para fins de acasalamento.
(Como esta imagem indica, os seres animais não só comunicam entre eles, mas também com seres humanos. A imagem transmite uma mensagem que todos nos entendemos.)
Alguns exemplos de comunicação entre vários seres animais
Comunicação primata:
Num estudo sobre os vários alarmes emitidos por macacos vervet para avisar aos membros de seu grupo da presença de diferentes tipos de predadores, verificaram-se três alarmes distintos. Ao ouvir um deles, os vervet escondem-se atrás de moitas e olham para o alto, esperando que chegue uma águia. Outro alarme leva-os a ficar bípedes (imagem 1) no solo e atentos aos movimentos no chão, à espera da passagem de uma cobra. O terceiro alarme indica que eles devem subir no abrigo mais comum entre os primatas, as árvores, para não serem apanhados por um leopardo.
(imagem 1)
Comunicação das Baleias:
A comunicação das Baleias é produzida por sons, produzindo uma complexa sequência de lamentos, gritos agudos e sons ocos. Esses barulhos são algumas vezes combinados em uma música que dura até 30 minutos sendo a Baleia Jubarte a que comunica mais entre as outras espécies de Baleias. Cada macho emite a mesma canção fazendo pequenas mudanças de vez em quando para que evolua de uma forma diferente com o passar do tempo. Esse comportamento é relacionado com a reprodução (imagem 2). Durante a temporada de acasalamento, o macho começa a longa sequência de sons, parando somente para se juntar com alguma fêmea que passa por perto. (imagem 2)