A CIÊNCIA E SUAS FORMAS
Andréia Bonatto (UNIJUÍ)
Caroline Ramos Barros (UNIJUÍ)
Rafael Agnoletto Gemeli (UNIJUÍ)
Tatiana Bica Lopes (UNIJUÍ)1
Marli Dallagnol Frison2
Resumo:
O presente artigo tem por objetivo analisar a importância da interdisciplinaridade como uma ponte para o melhor entendimento das disciplinas entre si, ou, entre as áreas. E, com isso, sendo considerado um ponto positivo, pois os conteúdos interagem como forma de complementação. Esse estudo foi realizado por meio de questionário aplicado para professores do ensino fundamental, sendo levantadas informações dos educadores e das práticas utilizadas em sua disciplina. Para obtenção dos dados para a pesquisa foi relacionadas algumas questões como a interdisciplinaridade na escola e a interação das Ciências Naturais com outras áreas do conhecimento escolar. Analisando assim o ensino e a sua referida prática utilizada em sala de aula.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Ciências Naturais, Ensino.
Introdução
A interdisciplinaridade pode integrar-se em outras áreas específicas, com o propósito de promover uma interação entre o aluno, professor e cotidiano, pois os dias de hoje podemos considerar as ciências naturais como umas das mais diversas em função de seus vários campos de trabalho. Atualmente exigisse que o nível de atualização prevaleça em qualquer carga que vai exercer na área de ciências naturais.
Com isso, o presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da interdisciplinaridade no conhecimento escolar, constatar se a Ciências Naturais tem interação
1
Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio
Grande do Sul – Unijuí - CEP 98700-000 - Ijuí - Rio Grande do Sul – andreia.bonatto@unijui.edu.br; carol_ramos_barros@hotmail.com; tatiana.bica@hotmail.com; rafa_agnoletto@hotmail.com.
2
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde,
Universidade