A Ciência na atualidade
Ciência da Informação: o passado e a atualidade
Antônio Felipe Corrêa da Costa
GÊNESE HISTÓRICA
A compreensão racional de um todo complexo* exige o conhecimento de sua estrutura, suas propriedades e interações. Para ser compreendida em seu conceito e em toda a sua abrangência, a Ciência da Informação deve ser posicionada no quadro histórico da Ciência.
De acordo com um fenômeno muito freqüente na história das ciências, pode-se dizer - parafraseando a genealogia bíblica
- que a Biblioteconomia gerou a Bibliografia, a Bibliografia gerou a Documentação, e esta gerou a Ciência da Informação. Ou, como afirmam alguns autores, gerou a Informatologia ou o estudo da informação1.
Resumo
O artigo aborda o quadro teórico e o desenvolvimento histórico da área interdisciplinar
Ciência da Informação. Parte do conceito de informação e de sua importância como fator de desenvolvimento social. Apresenta os conceitos de
Ciência da Informação segundo as tendências européia e americana. Procura mostrar a abrangência e a interdisciplinaridade da disciplina e as relações existentes entre a Ciência da
Informação/Biblioteconomia/Documentação.
Aborda os dois tipos de pesquisas realizadas na área - pura e aplicada, evidenciando as nove categorias de pesquisas realizadas. Apresenta a posição da Ciência da Informação no panorama científico internacional contemporâneo e a sua colocação no cenário nacional da atualidade.
Para Zaher & Gomes2, a Bibliografia é instrumento indispensável para o controle e a divulgação do desenvolvimento científico e tecnológico e, para o seu aperfeiçoamento, têm sido tentados técnicas e métodos novos. A tentativa de se fazer o controle bibliográfico universal data do século XVI, em conseqüência da invenção da imprensa e do volume crescente da produção bibliográfica.
Para Shera3, a idéia de elaborar um levantamento bibliográfico universal recua ao tempo de Johann Tritheim e Konrad
Gesner, nos idos de 1595. Entre