Gestão de Processos
A análise da viabilidade econômica de uma agroindústria de processamento de uva inicia pela definição do volume de produção. Para definir o volume de produção, é consideradas a capacidade nominal dos recursos materiais, ou seja, capacidade nominal de produção das máquinas, equipamentos e instalações, os recursos financeiros, a disponibilidade de matérias-primas, materiais secundários e embalagens e a disponibilidade de recursos humanos na região.
Fonte: (http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Vinagre/SistemaProducaoVinagre/custo.htm)
Com relação ao volume de produção, É INCORRETO afirmar: a.
O excesso de produção, acima da necessidade do mercado, acarretará custos desnecessários com matéria-prima, mão-de-obra e estoque de produtos acabados. b.
A escassez de produção incorrerá no grave problema do custo do não atendimento, no desgaste da imagem da empresa e na consequente perda de clientes. c.
Determinar o ponto de equilíbrio da quantidade a ser produzida é função da administração da produção e das operações. d.
É sempre a demanda do mercado que irá definir a quantidade ideal a ser produzida. e.
A quantidade ótima a ser produzida é responsabilidade da administração financeira, que irá determinar o volume de recursos disponíveis para investir na produção, independente das necessidades do mercado.
R: e)
PERGUNTA 2
Com o advento da Revolução Industrial, surge a necessidade de padronização dos produtos e processos. Dentro dessa filosofia as empresas evoluíram até meados dos anos 60, fase extremamente profícua da historia da industrialização, quando surgiu um grande numero de técnicas de engenharia industrial, sempre com o objetivo de melhorar a produtividade e reduzir os custos. Nessa fase de produção em massa, a preocupação dos engenheiros era produzir o máximo possível, cabendo ao pessoal de vendas o problema de colocar os produtos no mercado. É bem característica dessa fase uma famosa frase de Henry