Análise da importância dos princípios fundamentais de contabilidade para a ciência contábil na atualidade
Por meio da Análise da Importância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade para a Ciência Contábil na Atualidade, fica evidente o quanto a observância desses princípios é fundamental para a profissão do Contador. Os Princípios Fundamentais de Contabilidade são obrigatórios para o exercício das atividades contábeis, representando a Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social, objetivando sempre o Patrimônio das Entidades de uma pessoa física ou jurídica e ajudando na tomada de decisões. Atualmente percebemos que a Contabilidade surgiu através das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. O Patrimônio, propriamente dito. Sempre procurando encontrar uma maneira de aumentar suas posses, sendo gerenciadas por um conjunto de leis de formação, chamadas de Princípios Fundamentais de Contabilidade, que servem para deixar mais fácil a utilização da mesma no dia-a-dia. Com esse estudo, pretende-se deixar claro o quanto a observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade é de extrema importância para a Contabilidade de forma geral.
1. 2 PROBLEMA DE PESQUISA
Percebe-se que nas empresas em geral é fundamental a utilização dos princípios de contabilidade, para que alcance o patrimônio na sua globalidade, sua observância nos procedimentos aplicados para decisões sobre situações concretas. Essa é a razão pela qual os objetivos pragmáticos da contabilidade são caracterizados pela palavra informação. Diante do contexto apresentado, formula-se o seguinte problema de pesquisa: “Estariam os Princípios Fundamentais de Contabilidade sendo utilizados de forma correta pelas empresas nos dias atuais?”.
2 JUSTIFICATIVA
Em termo de conteúdo, os princípios de contabilidade justificam-se a necessidade de representar a essência das doutrinas e teorias relativas à ciência da contabilidade, pois seria impossível as aplicações dos registros sem o