A atualidade das ciências sociais na compreensão da sociedade contemporânea
Web Aulas: 12 e 13
Plano de Aula: 12 - A atualidade das Ciências Sociais na compreensão da sociedade contemporânea
RESUMO:
1 – GLOBALIZAÇÃO –
Com o avanço tecnológico dos meios de comunicação e de transportes é comum escutarmos que não existem mais fronteiras no mundo atual. A internet possibilita comunicação em tempo real com sociedades que estão a milhares de quilômetros de distancia. Além disso, permite a obtenção dos mais variados tipos de informações, tornando acessível o conhecimento acerca da cultura, valores, língua e diversas características de sociedades atuais ou até mesmo de outros tempos. Nesse contexto, os fatos ocorridos em outros locais, devido à intrínseca ligação, acabam repercutindo e influenciando em sociedades mais distantes.
1.1 - A globalização social e as desigualdades
Alguns estudiosos vêm defendendo a tese de que o fenômeno da globalização acentuou as desigualdades sociais no mundo. Esse entendimento se baseia, principalmente, em dados de organismos multilaterais, os quais indicam drástica diminuição do PNB per capita dos países menos desenvolvidos, assim como redução do consumo alimentar por famílias africanas nos últimos 25 anos e concentração do acesso à internet nos países mais desenvolvidos.
1.2 - A globalização política e o Estado-nação
Em função do fenômeno da globalização, alguns estudiosos defendem a criação de um estado mundial, democraticamente controlada e com a função de resolver pacificamente os conflitos entre estados e entre agentes globais.
2- Desigualdades e exclusão social no Brasil
A desigualdade social no Brasil advém desde o processo de colonização, quando a economia nacional se sustentava no modo de produção escravista, com marginalização dos negros e índios em prol da manutenção do bem estar social da elite portuguesa.
Mesmo com o fim da escravidão e com a assunção dos novos modos de produção, percebe-se nos dias atuais que a nossa