a ciência ao decorrer do tempo
Funcionalismo (do Latim fungere, ‘desempenhar’) é um ramo da antropologia e das ciências sociais que procura explicar aspectos da sociedade em termos de funções realizadas por instituições e suas consequências para sociedade como um todo.
Um ponto marcante do funcionalismo foi o estudo da antropologia numa nova orientação Malinowski e, depois Radclife Brow, preocuparam-se em estudar e explicar o funcionalismo da cultura em um dado momento. Um ponto marcante do funcionalismo é a visão sistemática utilizada na análise da cultura, procurou explicar a maneira de ser cada cultura, buscando não mais as razões mais a origem.Malinowski considerou a cultura como sendo o fator principal de estudo no funcionalismo. Cultura, segundo Malinowski e o todo integral constituído por implementos de bem de consumo, ou seja, ressalta a funcionalidade de cada unidade da cultura no contexto cultural global.
Um ponto marcante do funcionalismo é a visão sistemática utilizada na análise da cultura, , buscando não mais as razões mais a origem. Os funcionalistas defendem a observação participativa: os antropólogos devem conviver com os povos analisados observando os detalhes dos seus costumes sociais, mesmo quando parecem sem sentido. O funcionalismo mudou a tendência das teorias evolucionistas, partindo do princípio de que cada sociedade deve ser analisada em si mesma como um todo integrado de relações e costumes. Assim, "a permanência de formas tradicionais de organização social deveria ser explicada pela função que elas desempenhassem do ponto de vista da sociedade global, e não pelo 'atraso' em relação a uma suposta evolução geral das sociedades humanas", explica Maria Cristina Castilho Costa.
Estruturalista
Busca das regras estruturantes das culturas presentes na mente humana. Teoria do parentesco, lógica do mito, Classificação primitiva. Distinção Natureza x Cultura.
Princípios de organização da mente humana: