a cigarra
Personagens Principais:
• Olga: 22 anos, pintora, atriz, cantora e diversos outros dotes artísticos. A maior parte das pessoas com quem se relacionava era do sexo masculino com exceção das atrizes e da sua modista.
• Ossip Dymov: Médico iniciante de 31 anos, inteligente, de estatura e ombros largos, sorriso gentil e amigável
• Riabóvski: Pintor, jovem loiro de 25 anos, dedicava-se a pinturas de paisagens, animais e cenas de costumes
O conto A CIGARRA é passado num tempo cronológico como se pode ver nos trechos abaixo:
“Diariamente, após levantar-se por volta das onze horas, Olga tocava piano ou ainda, se o dia estivesse ensolarado, pintava algo a óleo. Depois, meio-dia passado, ia à modista... Da modista Olga normalmente se dirigia até uma atriz conhecida... Da atriz ela ia ao ateliê de um pintor ou a uma exposição de quadros, depois até uma das celebridades, para convidá-lo a visitá-la... Após as quatro da tarde ela fazia sua refeição com o marido... Depois da refeição Olga ia visitar os conhecidos, depois ia ao teatro ou ao concerto e voltava para casa após a meia-noite. Assim era todos os dias”
“Para abril, maio e junho haveria um chalé fora da cidade. Meses de passeio, esboços, pescarias, rouxinóis e depois, de julho até o outono, era a vez de uma excursão dos pintores pelo Rio VOLGA”
OBS.: O mais longo rio da Europa. O rio também tem um papel incontornável no imaginário russo, e inspirou a literatura e música do país.
A vida imita a arte
Trecho do conto “A CIGARRA”:
“Ele estava imóvel sobre o sofá, coberto por uma colcha até a cintura. Seu rosto estava terrivelmente macilento, encovado com uma cor amarela-acizentada, que nenhum ser vivo tem. Somente a testa, as sobrancelhas negras e ainda o sorriso habitual permitiam reconhecer que era Dimov. Olga apalpou depressa seu peito, testa e mãos. O peito ainda estava quente, mas a testa e as mãos estavam desagradavelmente frias. Eos olhos semicerrados não se dirigiam para