A Cigarra E A Formiga
Era uma vez uma formiguinha e uma cigarra que eram muito amigas.
Durante todo o outono, a formiguinha trabalhou sem parar, a fim de armazenar comida para o período de inverno. Não aproveitou nada do sol, da brisa suave do fim da tarde, dos lindos pôr-do-sol do outono nem da conversa com as amigas. Só vivia para o trabalho! Enquanto isso, a cigarra não desperdiçou um minuto sequer: cantou durante todo o outono, dançou, aproveitou os tempos livres, sem se preocupar muito com o inverno que estava a chegar.
Então, passados alguns dias, começou a arrefecer. Era o inverno que estava chegando. A formiguinha, exausta, entrou na sua singela e aconchegante toca, repleta de comida. Entretanto, alguém chamava pelo seu nome do lado de fora da toca e quando abriu a porta, a formiguinha viu na sua frente a cigarra quase morta de frio. Puxou-a para dentro, agasalhou-a e deu-lhe uma sopa bem quente e deliciosa.
Naquela hora, apareceu a rainha das formigas que disse à cigarra: - No mundo das formigas, todos trabalham e se você quiser ficar conosco, cumpra o seu dever no próximo outono e agora toque e cante para nós. Para cigarra e paras formigas, aquele foi o inverno mais felizes de suas vidas.
Moral da história: Trabalhe no tempo certo, enquanto tem saúde e oportunidade para que se possa viver bem e tranquilo no futuro. Não sabemos o dia de amanhã. Porém nunca deixamos de ajudar quem precisa, mesmo que este não mereça, pois é errando que se aprende.