a ciencia
FILOSOFIA
RESENHA: O QUE É A CIENCIA?
Pedro Henrique Silva Barbosa
3ºSEM. Redes de Computadores
Pontes e Lacerda - MT
23/06/15
A visão comum de ciência
O conhecimento fornecido pela ciência diferencia dos demais por ter um grau de certeza auto ou seja para a ciência chegar a algum resultado antes é passado por um processo de avaliação através de métodos, que são observação e indução.
Observação
As referidas observações podem e devem ser feitas sem qualquer antecipação especulativa, sem qualquer diretriz teórica. A mente do cientista deve estar limpa de todas as idéias que adquiriu dos seus educadores, dos teólogos, dos filósofos, dos cientistas; ele não deve ter nada em vista, a não ser a observação pura.
Indução
A indução consiste na obtençao de propocisoes a partir dos relatos observados.
Objeções à visão comum da ciência
Dada uma proposição geral qualquer, não importa quão numerosas e variadas tenham sido as observações que lhe forneceram suporte indutivo, é sempre possível que a próxima observação venha a contrariar as anteriores, falseando a proposição geral. Oque podemos concluir é que as teorias científicas nascem e se desenvolvem em meio a inúmeras “anomalias” ou contra-exemplos empíricos.
Popper e o falseacionismo
A principal ideia de Popper é a de substituir o empirismo justificacionista-indutivista da concepção tradicional por um empirismo não-justificacionista e não-indutivista, que ficou conhecido por falseacionismo. Popper rejeita que as teorias científicas sejam construídas por um processo indutivo a partir de uma base empírica neutra, e propõe que elas têm um caráter completamente conjetural. A partir de resutado de uma experiencia deve ser testado por diversas vezes antes que seja denominado como resposta esse alguma das vesez der um resultado contrario a teoria deve ser rejeitada.
Limitações do falseacionismo
Finalizando esta breve exposição das dificuldades do falseacionismo, temos ainda que mencionar que a ênfase