a ciencia do medo
JOSILAINE DE FÁTIMA ARAÚJO PAULINO
MAYARA PEDROSA DA SILVA
A CIÊNCIA DO MEDO
UBERABA-MG
OUTUBRO/2013
1- O medo é uma emoção humana. O documentário faz uma rápida comparação de sua influencia no comportamento humano em relação a outras emoções básicas. Quais são essas emoções e o que é dito sobre o medo em relação a elas? Você concorda? Justifique e cite alguns exemplos.
R: Emoções básicas são amor, raiva, tristeza e felicidade, porém o medo guia nossas decisões a todo instante, o medo supera a razão, o medo tem dominância sobre as emoções básicas. Concordo, pois quando estamos com medo, esquecemos todas as outras emoções, exemplo: quando estamos em um momento alegre ou triste e passamos por uma experiência de medo, esquecemos o que nos fez sorrir ou chorar e focamos toda nossa atenção para o que nos amedronta.
2- De acordo com a experiência relatada por alguns entrevistados, cite quais as possíveis reações fisiológicas e psicológicas que eles vivenciam quando estão com medo.
R: As reações relatadas são suor, tremedeira, coração acelerado, perda do controle, suor frio, estômago revira, dor no estômago e insegurança.
3- Todos têm medo? Podemos dizer que a reação de medo é presente em todas as pessoas?
R: Todos nós sentimos medo, essa emoção é necessária para a sobrevivência, ele nos alerta de uma ameaça a nossa vida.
4- O que é a reação do medo?
R: A reação de medo é uma automática e involuntária do corpo a uma ameaça.
5- O que acontece quando uma pessoa está sob uma ameaça? Descreva o circuito do medo, mostrando o que acontece com uma pessoa nesta situação.
R: A ameaça é registrada na amígdala, onde automaticamente “soa um alarme”, o sistema nervoso autônomo que controla as reações como respirar, é estimulado, a adrenalina e a hidrocortisona disparam os batimentos cardíacos, acelerando a mente, influenciando na percepção do tempo, temos