anatomia
A epiderme é a camada superficial, formada por tecido epitelial pluriestratificado pavimentoso (achatado), avascular (por ela não passam vasos sanguíneos) e apresenta células responsáveis pela produção de melanina, o pigmento da pele. A camada celular mais profunda desse epitélio é denominada germinativa, cujas células passam por contínuas divisões mitóticas, produzindo novas células para substituição das superficiais, que morrem constantemente.
Peixes e anfíbios aquáticos apresentam glândulas mucosas na epiderme. Nos vertebrados, especialmente os terrestres, as células mais superficiais são mortas, graças à total impregnação da proteína queratina, substância impermeável que, formando a camada córnea, confere proteção ao animal, principalmente contra desidratação. Nos invertebrados, a epiderme é uniestratificada, ou seja, possui uma única camada de células, ao contrário dos vertebrados.
A derme, por sua vez, situa-se logo abaixo da epiderme, sendo mais espessa. Tem origem mesodérmica e é constituída por tecido conjuntivo, contendo terminações nervosas, vasos linfáticos e sanguíneos e porções basais de glândulas. Tem a função de apoiar a epiderme, dando à pele resistência e elasticidade.
Outra estrutura componente do sistema tegumentar de vertebrados é a hipoderme, esta, porém, apenas aves e mamíferos possuem. http://www.infoescola.com/histologia/tegumento/ Funções da Pele
• A pele é um dos maiores órgãos, atingindo 16% do peso corporal e desempenha inúmeras funções:
- Protege o organismo contra a perda de água e contra o atrito, graças a