a cidade de fagundes varela
O poema de Fagundes Varela tem como ênfase o foco entre dois pontos, sempre um contrapondo o outro: a cidade e o campo, a prostituta e a família, a solidão e o convívio sócia, etc.
É interessante perceber que, apesar do regionalismo ter um posto importantíssimo na formação da literatura brasileira, sua produção está quase toda ligada à prosa. Inúmeros poetas trataram da terra em suas obras, mas o tema acaba ficando mais para a exaltação da natureza do que para o regionalismo, este que é entendido como a literatura ligada ao mundo estritamente rural, do campo ou do sertão.
O tempo todo a cidade é vista como um lugar sombrio, cheia de perdição e impurezas, e o campo, como o lugar divino.
Antônio Cândido discute em “Literatura e subdesenvolvimento” o caminho percorrido pela literatura latino-americana e identifica as fases da consciência de atraso da América Latina, em especial do Brasil, relacionando-as com os movimentos literários e propõe a sua compreensão a partir da análise sobre o subdesenvolvimento e a criação literária.
Para Cândido, essa ideia de pátria vinculada à natureza e o estado de euforia foi herdado pelos intelectuais latino-americanos, que os transformaram em instrumentos afirmação nacional e em justificativa ideológica.
A valorização de uma literatura com tendências regionalistas, projetada no pitoresco, no exotismo natural, na grandiosidade de pátria, bela e fértil, onde o uso de uma linguagem de celebração e sentimentalista, favorecida pelo Romantismo.
Em sua análise, Cândido infere que essa forma de representação literária e cultural que caracteriza a
No que concerne a influência estrangeira e dependência cultural, Antônio Cândido aborda a condição de povos colonizados vinculados a penúria cultural que fazia os escritores se voltarem necessariamente para os padrões metropolitanos e europeus em geral, formando um agrupamento de certo modo