Poetas do Romantismo Brasileiro
Disciplina: Língua portuguesa e literatura
Professora: Neusa Milanesi
POETAS DO ROMANTISMO BRASILEIRO
Aluna: Gisele Ferreira de Castro
Turma: 203
Chapecó – SC
Maio/2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo pesquisar os principais poetas do romantismo brasileiro de cada fase, suas características e alguns de seus poemas.
POETAS DO ROMANTISMO BRASILEIRO
Principais poetas da 1ª fase:
Gonçalves de Magalhães
Domingos José Gonçalves de Magalhães nasceu em 13 de agosto de 1811 no Rio de Janeiro. Era filho de Pedro Gonçalves de Magalhães Chaves, o nome de sua mãe não foi registrado. Não se tem nenhuma informação sobre seus estudos preparatórios. Em 1828 ele iniciou o curso de medicina, o qual concluiu em 1832. Ainda em 1832 publicou poesias e no ano seguinte foi para a Europa. Em 1836 lançou em Paris um manifesto do romantismo. Em Paris editou seu livro “Suspiros Poéticos e Saudades”, considerado o indicador do romantismo no Brasil. Seus principais temas poéticos foram Deus e a Natureza, o poeta e sua missão reformadora, a evocação da infância, a meditação sobre a morte, o sentimento patriótico, a poesia tumular e das ruínas. Quando retornou ao Brasil exerceu cargos políticos no Maranhão e no Rio Grande do Sul. Em 1847 entrou para a diplomacia. Ele foi a primeira figura na vida literária oficial até publicação do poema Confederação dos Tamoios, em que voltava ao Classicismo, provocando grande polêmica. Gonçalves de Magalhães faleceu em Roma em 10 de Julho de 1882.
Gonçalves Dias
Antônio Gonçalves Dias nasceu em Caxias, Maranhão, em 10 de agosto de 1823. Filho do comerciante português Manuel Gonçalves Dias e da mestiça Vicência Ferreira. Ele iniciou seus estudos no Maranhão e ainda jovem foi para Portugal. Em 1840 ingressou o curso de direito, onde foi colega dos principais autores da primeira