Parque Amantikir
Área: 35 mil m²
Localização:
Autor: realização do paisagista Walter Vasconcelos (com mais de duas décadas elaborando jardins para diversos fins, resolveu proporcionar aos visitantes e jordanenses um espaço para esse contato, inspirando-se nos grandes jardins internacionais como o Butchart Gardens, na Ilha Victoria (Canadá), o Parque Keukenhof em Lisse (Holanda) e a Ilha de Mainau no Lago Constança (Alemanha), que juntos somam mais de 3 milhões de visitas anuais.)
Ano: Inaugurado em 2007
Amantikir é o termo indígena que originou a palavra Mantiqueira e significa Serra que Chora. O local exibe belíssimos jardins de diferentes partes do mundo. Comuns nos Estados Unidos e Europa, os jardins para contemplação reúnem a arte da jardinagem com uma rica programação cultural.
Aberto desde agosto de 2007, o Amantikir possui 680 espécies de plantas, divididos em 22 espaços, onde cada um mostra uma cultura diferente.
O contato com esta infinidade de plantas transmite uma sensação de tranqüilidade e sossego. Em meio às lindas paisagens, algumas agradáveis surpresas empolgam a visita ao parque. Como um labirinto feito de arbustos, onde ao entrar, a pessoa tem por alguns minutos, a sensação do desafio a ser superado.
Outras simbologias estão presentes no Amantikir, como outro labirinto, este feito de grama, e representa o caminho tortuoso que devemos traçar para crescer interiormente, o local é geralmente usado para meditação e reflexão.
Existe ainda uma pequena fonte d'água cheia de peixes, seu formato faz uma representação dos conceitos de razão e emoção, duas grandes variáveis da humanidade.
Eventos culturais como Tai Chi Chuan, exposição e aulas de artes plásticas formam o apelo cultural do parque, somando à diversidade da natureza, algumas atividades culturais, num ambiente de reflexão e paz interior.
Entre Araucárias e Manacás da Serra, inúmeras plantas inglesas, americanas e de todo o mundo vivem em harmonia com diversos tipos de pássaros e