Trabalho De Portugu S
Disciplina: Português
Alunas: Natália Corrêa, Jeniffer Abel, Fernada Batista
Ano: 2º 9
Professora: Iracide da Rocha
Fagundes Varela
Joinville, Junho, 2015
Introdução
Fagundes Varela (1841-1875) foi um poeta brasileiro. Fez parte da terceira geração de poetas românticos do Brasil. Sua poesia além de apresentar temas sociais e políticos, desenvolveu também temas sobre a natureza e temas que falam de angústia, solidão, melancolia e desengano. É patrono da cadeira nº 11 da Academia Brasileira de Letras.
Fagundes Varela apaixona-se por Alice Guilhermina Luande, filha do proprietário de um circo que estava instalado em São Paulo. Segue-a até Sorocaba e lá se casa no dia 28 de maio de 1862.
Matriculou-se na Faculdade de Direito de São Paulo (1862), mas não terminou o curso, devido ao seu interesse pela literatura. Em 1861, publicou seu primeiro livro de poesias, "Noturnas". Dois anos depois, "O Estandarte Auriverde".
Desenvolvimento
Um dos poetas pertencentes à segunda geração romântica, chamada de “Mal-do-século” ou “Ultrarromântica”, a poesia de Fagundes Varela, além de abordar temas sociais e políticos, enfoca, sobretudo nos temas como a solidão, a melancolia, a angústia, a desilusão e o desengano. Por esse motivo, é visto como um autor de transição .
Sempre inquieto e torturado, conseguia refúgio somente junto à natureza, sua velha conhecida. Por esta razão, sua poesia contém fortes características românticas - expõe, em contraste, a contemplação da vida no campo e a vida na cidade, com seus vícios e, consequentemente, o aumento do sofrimento.
Influenciado pelos últimos suspiros do “byronismo” estudantil paulistano, dedica-se à boêmia e à bebida, atraído constantemente pela marginalidade. A morte de seu primeiro filho inspira-lhe seu mais conhecido poema, “Cântico do Calvário”. Tenta concluir o curso de Direito em Recife, mas a morte da esposa o faz retornar a São Paulo. Abandona, então, a Faculdade e retorna à fazenda