A cidade Aquidauana MS
Município situado na região da Serra de Piraputanga, à margem direita do Rio Aquidauana - portão de entrada para o Pantanal Sulmatogrossense, Aquidauana é um paraíso ecológico com diversas espécies da fauna e flora espalhadas por uma planície inundável, com baías, colinas, cordilheiras, vazantes e corixos. É muito procurada para o turismo contemplativo e, principalmente, para as pescarias nas águas piscosas do Rio Aquidauana. Possui uma boa infra-estrutura de hospedagem, sendo, em sua maioria, feita em fazendas pantaneiras, onde se pode comer peixes pantaneiros, caldo de piranha e doces apetitosos típicos da região. É servida por linhas regulares de ônibus que a liga à capital e a diversas outras cidades da região.
A cidade de Aquidauana está distante cerca de 130 km da capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande e possui, de acordo com o Censo Demográfico de 2.000, do IBGE, 43.378 habitantes.
O município de Aquidauana possui 17.008,5 kilômetros quadrados de área territorial, várias aldeias indígenas da Nação Terena e muitos atrativos, entre eles: quatro distritos, Cipolândia, Piraputanga, Camisão e Taunay onde está concentrada a maior comunidade indígena do País, diversas fazendas e local apropriado para a pratica de esportes e uma vez por ano acontece na cidade o maior evento turístico do Centro Oeste do Brasil, a Pantaneta - A Micareta do Pantanal. O novo povoado nasceu a 12 km da lendária Santiago de Xeres, porto fluvial fundamental para o desenvolvimento da região.
Descrição: Fundada em 15 de agosto de 1892, às margens do rio Moboteteu - atual rio Aquidauana, foi implantada por uma comissão composta pelo major Theodoro Rondon e pelos coronéis João d'Almeida Castro, Augusto Mascarenhas, Estevão Alves Correa e Manoel Antonio Paes de Barros.
Foi elevada a distrito pela lei número 467, de 18.12.1906 e o município foi criado pela lei número 772, de 16.07.1918. No dia 15 de agosto comemora-se o aniversário da