Resumo Apostila Prof
EMPREENDEDORISMO
Segundo Louis Filion, o conceito do Empreendedor é aquele que cria, desenvolve e realiza a sua própria visão de futuro, que torna seus em realidade.
ORIGENS: a palavra Empreendedor tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo.
Uma análise histórica do empreendedorismo é proposta por Hisrish:
- Primeiro uso do termo: creditado a Marco Pólo, que tentou estabelecer uma rota comercial com o oriente, neste caso o empreendedor corria os riscos físicos e emocionais, enquanto o capitalista assumia riscos de forma passiva.
Idade Média: o termo empreendedor foi utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção.
Séc. XVII : primeiros indícios da relação entre assumir riscos e empreendedorismo, relação entre empreendedor e governo, onde o primeiro assumia a responsabilidade por prestar algum serviço ou fornecer produtos ao governo, por meio de um contrato estabelecido entre as partes.
Séc. XVIII : neste período o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados, devido ao início da industrialização que ocorria no mundo.
Séc. XIX E XX: neste período os empreendedores foram frequentemente confundidos com os gerentes ou administradores, sendo analisados como aqueles que organizam, planejam, dirigem e controlam as ações desenvolvidas na organização.
CONCEITOS EMPREENDEDORISMO
O Empreendedorismo recebeu fortes contribuições da psicologia e da sociologia, o que provocou diferentes definições para o termo. Para Drucker, o empreendedorismo é: prática, visão de mercado, evolução.
Ser empreendedor significa, acima de tudo, ter a capacidade de realizar coisas novas, por em prática ideias próprias.
Costuma ser definido como o processo pelo qual indivíduos iniciam e desenvolvem novos negócios. Considerado dessa forma, como sendo um complexo fenômeno que envolve o empreendedor, a empresa e o ambiente no qual o processo ocorre.
Definição de Dolabela: “empreendedorismo envolve