Introdu o Educa o
1-A conceituação de um termo liga-se sempre á sua etimologia. Assim começamos explicando que a educação remete para duas raízes latinas: Educare, que significa alimentar; cuidar; Criar educar e educere, que se traduz por tira para fora de; Conduzir para; Modificar um estado (Libâneo 2009). Assim, pode-se entender educação como conjunto de ações destinadas a cuidar do crescimento e da transformação saudável de um indivíduo na sua integralidade, isto é, nas suas várias dimensões(física, intelectual, emocional, espiritual, sócia,l afetiva, ética e etc.)
2-Educação formal: É aquela que possui uma forma, uma estrutura. É intencional e planejada para acontecer num lugar específico. Utiliza métodos, objetivos, estratégias recursos e conteúdos. A escola tipifica a educação formal. Outras organizações que promovam ensino podem pertencer a essa modalidade educativa.
Educação não formal: Manifesta-se por meios de ações educativas intencionais, mas sem estrutura e planejamento rigoroso. Apresenta-se nos movimentos sociais, em trabalhos comunitários, nos meios de comunicação etc.
Educação informal: Ocorre sem a presença de uma intencionalidade explícita. É a educação natural, que aparece como produto das influências, que o homem recebe do meio, onde vive. A família e pessoas de outros espaços de convivência são agentes de educação informal, pois produzem efeitos educativos sobre o desenvolvimento da personalidade dos indivíduos.
3- Pode-se dizer que, da mesma forma, como já sucedeu com eles, muitas vezes, o propósito da educação, relacionado ao desenvolvimento integral, tem falhado, na nossa cultura. O deslocamento para interesses, mais específicos, tem permitido incompletudes e falhas na educação humana. Pode-se entender, diante disso, que os alvos estabelecidos e desejados necessitam de olhares reflexivos, para que a educação do homem não perca seu rumo.
4-Teorizar ou refletir sobre a educação, pensar sobre oque ela é, ou deveria ser sobre