A Ci Ncia E Suas Implica Es
Pearsons Makron Books, 2000. p.41 - 52
A Ciência e Suas Implicações
Breves Informações
O que é Ciência? Responder a essas questões objetivamente e/ou de maneira única e precisa é uma tarefa impossível. As definições dadas pelos diferentes autores envolvem referências metodológicas, ideológicas, filosóficas e técnicas as mais variadas.
Se as correntes são várias e importantes para análise, discussão e crítica da teoria da
Ciência e suas concepções, não há neste trabalho o objetivo de polemizá-las, porquanto a nossa finalidade é a de fornecer, didaticamente, ao estudante subsídios próprios à iniciação e à compreensão da Ciência como um conhecimento racional, sistemático, experimental, exato e verificável. Tem-se em vista demonstrar que, através da investigação científica, o homem não só reconstitui progressivamente o mundo dos objetos em seu pensamento, como também lhe dá significantes novos e mais próximos à verdade que os objetos contêm.
Por conseguinte, se não se quer cair na tentativa de elaboração mais profunda, também não será indicada uma definição.
Ao repetir formulações de outros autores aqui presentes, teremos por objetivo incitar o estudante à reflexão e à investigação de outras conjunturas sobre o assunto.
A Ciência é concebida por alguns estudiosos da questão como um conjunto de conhecimentos, que se dá através da utilização adequada de métodos rigorosos, capazes de controlar os fenômenos e fatos estudados. Fixa esse conhecimento aos objetos empíricos, utilizando a observação e a experimentação.
Segundo essa assertiva, os componentes próprios aos fatos sociais e humanos estariam excluídos das viabilidades de serem considerados como Ciência. O modelo da Ciência seria estereotipado pela física, matemática, química e biologia.
Outro conceito reporta a Ciência como uma forma de conhecimento puro e aplicado. No primeiro caso, teríamos a ciência pela ciência —