A cepal
A CEPAL (comissão econômica para América Latina e o Caribe) foi criada pelo Conselho Econômico e Social das Nações Unidas. É uma das cinco comissões econômicas e regionais das Nações Unidas.
Foi criada para monitorar as politicas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico da região latino-americana.
No Brasil, a CEPAL, visa politicas voltadas à promoção do desenvolvimento econômico, como inovações na tecnologia, na qualificação das empresas e indústrias, na educação e principalmente na saúde pública.
A produção de conhecimentos é primordial para o crescimento de um país, pois é através dele que é possível aumentar a renda e a qualidade de vida das pessoas. O Brasil tem mostrado progressos nessas áreas, porem ainda há muito a ser melhorado.
Nosso país é responsável por apenas 2,4% da produção cientifica mundial, embora isso mostre que houve um crescimento na produção cientifica mundial, precisamos avançar mais.
O Brasil ainda possuí problemas muito graves, que devem ter uma atenção especial, péssimas condições em hospitais públicos , falta de medicamentos, superlotações, entre outros. Para que um país desenvolva é preciso que seja um país com condições mínimas de saúde, pois não se é possível desenvolver sem uma população saudável.
Preocupações com a qualificação profissional, também são necessárias para o desenvolvimento das empresas. A aproximação dos países latino-americanos e a importação de produtos dessa região são pontos que a CEPAL mostra para o Brasil que deve haver melhorias.
Dado o exposto, podemos concluir que com essas melhorias, é possível alcançar o objetivo de promover o desenvolvimento social e sustentável da América