CEPAL
A instituição CEPAL é uma das cinco comissões econômicas regionais das Nações Unidas (ONU) que foi criada em 1948 para auxiliar a região latino-americana no desenvolvimento econômico.
As propostas atuais da CEPAL para o Brasil é principalmente o desenvolvimento econômico e tecnológico, qualificação nas indústrias e afins. É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas.
Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito. Embora o crescimento nos últimos anos da inovação tecnológica tenha sido reconhecido o Brasil ainda precisa avançar ainda mais, pois o processo de transferência do conhecimento é frágil, muitas pessoas, principalmente na faixa dos 40 anos estão tendo dificuldade nesta área tecnológica, pois não há tanta instrução para essa faixa etária. O País é responsável por 2,4% da produção científica mundial.
Há também descaso na saúde e rede pública, que é um dos maiores senão o maior problema que o país enfrenta; muita falta de medicamentos, que em geral estão superlotados, greves de funcionários, prédios mal conservados, filas gigantescas para atendimento básico. As regiões centrais são as mais precárias, pois há um grande número de pacientes a serem atendidos. E como grande parte da polução ainda precisa utilizar este o sistema de saúde brasileira é necessário melhorar para que as pessoas fiquem saudáveis e contribuam para o desenvolvimento socioeconômico.
Estes problemas Brasileiros são fáceis de serem reconhecidos e são de grande importância para o desenvolvimento da nação, mas problemas como qualificação profissional para que as empresas desenvolvam melhor, aproximação entre os países da região latino-americana e importação de produtos dessa região são pontos que a Cepal mostram para o Brasil ficar alerta e procurar melhorias.
Desta forma