Modelo de resenha crítica
Daiane Aparecida de Brito Sousa¹ da.yann.e@hotmail.com Resenha Crítica²
Estudantes de medicina, faculdade de Ribeirão Preto, trabalho financiado pela Fundação de Apoio ao Ensino, pesquisa e assistência (FAEPA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Baseado em dissertação de mestrado apresentada à faculdade de medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
Os autores propuseram através de um estudo quantitativo e transversal identificar as características encontradas em mulheres agredidas e estudar fatores associados a situações de violência de gênero (a que se relaciona à condição de subordinação da mulher na sociedade), constitui-se violência à mulher a agressão física, sexual, psicológica e econômica).
Ela se apresenta sobre muitas formas, incluindo entre elas prostituição forçada, tráfico de mulheres, mutilação genital entre outros. Quando praticada em ambiente doméstico possui características particulares e na maioria das vezes é causada pelo parceiro, ex parceiro, familiares, conhecidos e se repete em ciclos. Este se torna um fenômeno complexo que vem sendo encarado como problema de saúde pública, esse tipo de violência sofre uma invisibilidade de origem social.
Os autores utilizaram pessoas com a idade média de 34,6 anos, a maioria alfabetizada, casadas legalmente ou viviam com parceiros na época da entrevista, desempregadas, ou “Do Lar”, casa própria, categoria social “C”, relação sexual entre 15 e 19 anos de idade e todas tinham filhos, a maioria fazia uso de bebida alcoólica. Foi avaliado no prazo de um ano, as violências ocorridas, das entrevistadas aproximadamente 25 % sofreram alguma vez na vida violência física. Aproximadamente 40% sofreu episódio de violência psicológica uma vez na vida, em relação a violência sexual