Modelo Resenha Critica
Câmara Jr., Joaquim M. Princípios de Linguística Geral. 7º ed. Rio de Janeiro: Padrão Livraria Editora, 1989.
RESENHA CRÍTICA
O texto relata os conceitos principais da Linguística e torna claro seu objeto de estudo: a Linguagem. É um texto científico, proveniente de um estudo detalhado de conceitos importantes para uma melhor compreensão da Linguagem. O foco do autor são os estudiosos da língua, que necessitam ter os conhecimentos da obra implícitos em seu cotidiano estudantil e futuramente docente, já Linguística vem se tornando matéria fundamental para a formação acadêmica.
Inicialmente podemos dizer que a Linguística é a ciência da linguagem. Mas a definição é inaproveitável, enquanto não se delimita o alcance do segundo termo. É unicamente possível ao homem, saber que nuvens densas é sinal de chuva, que a característica momentânea das arvores é capaz de nos fazer entender qual é a estação do ano em vigência. Leituras como essas são possíveis graças à atividade mental que determina um ponto de partida e um ponto de chegada, ou seja, é preciso que o manifestante tenha tido a intenção de se manifestar. Com isso, circunscreve-se a nossa ciência no âmbito do reino animal. Deve-se, porém, dar um passo adiante, e, distinguindo entre os brutos e o homem, restringir ao homem o conceito daquela linguagem cujo estudo é o objeto da linguística.
O Mestre alemão Georg Von der Gabelentz depreendeu para esse fim três traços característicos da linguagem. São eles: o propósito, que deve ser claro e definido como ponto de partida: a significação permanente se mantém idêntica, permitindo repetir-se com sua individualidade nítida em circunstâncias idênticas; por fim, a divisibilidade na representação e consequentemente na expressão vocal.
O homem vai além da interpretação baseada na “ação e eficiência” realizada pelos animais, que ao contrário de nó, recebem excitações exteriores para agir num mero jogo de ação e reação, sem quaisquer