Modelo de resenha crítica
Esta resenha diz respeito ao livro “Paulo Freire: a educação e a transformação do mundo”, organizado pelos autores: Marta Maria Pernambuco e Antônio Fernando Gouveia da Silva.
Paulo Freire constitui sua obra tendo como base a reflexão sobre a ação educativa transformadora dos homens e do mundo, construindo um pensamento que une a ação à reflexão. Considera ainda, todos os participantes da ação educativa como sujeitos, lidando com a totalidade do ser humano e sua potencialidade como produto e produtor da História.
Nasceu em Recife em 1921 e, apesar de se formar em Direito, opta por se tornar educador. Freire alinhou-se aos segmentos progressistas da sociedade e no Chile participou de ações junto aos trabalhadores rurais. Retorna ao Brasil em 1979, participando de programas de pós-graduação e constituindo grupos de pesquisas, falecendo EM São Paulo, em 1997.
A metodologia proposta por Paulo Freire está centrada na cultura como dimensão, sua noção de diálogo está diretamente vinculada à ação, na medida em que pronuncia o mundo. Para Freire, o verdadeiro diálogo implica de uma só vez, o pensar dialético e a ação politicamente comprometida com o “outro”. Os desafios que Freire nos proporciona, são capazes de mobilizar uma mudança de um grupo social.
Conclui-se então, que o método pedagógico de Freire, nos incita a enfrentar os problemas, enxergar que a barreira somos nós mesmo que criamos e que a solução só depende de nós mesmos. Portanto, a pedagogia de Freire é um ensino amplo, permitindo-nos o caminho da transformação, relacionando ensino e pesquisa.
Esta resenha destina-se a