A categoria da substancia para Aristoteles
No 2° parágrafo o autor diz que a afirmação só vem da combinação das categorias e que a afirmação é a substância, ou seja, a categoria sozinha não é afirmação, logo afirmação é igual a substância. A afirmação pode ser verdadeira, falsa ou ainda não existir.
No 3° parágrafo é dito que a substância primeira não se diz e nem está de alguma maneira. Exemplo: certo homem. Este certo homem é substância primeira porque não se sabe o que ele é ou como ele é.
Já a substância segunda pertence a subtância primeira e se dá em gênero e espécie.
Certo homem homem animal
substância primeira espécie gênero
substâncias segundas No 4° parágrafo ele fala que o sujeito são as substâncias primeiras, enquanto o predicado do sujeito é o nome e a definição.
SUJ. homem Certo homem PREDICADOS animal
No 5° parágrafo ele diz: o nome é mais predicado que a definição, havendo excessões. Ex: branco é um nome, por isso é um predicado, porém a sua definição não é predicado.
No 6° parágrafo o autor diz que todas as coisas são substâncias primeiras, o resto está dentro das substâncias primeiras, assim, se não existissem substâncias primeiras, não haveria mais nada.
No 7° parágrafo o autor diz que dentre as substâncias segundas, a espécia é mais substâncias que o gênero. Para falar da substância primeira, tem que focar mais na espécie que no gênero, como no exemplo: Ser homem está mais próximo de certo homem do que ser animal está de certo homem, ou seja, o gênero é mais amplo.
No 8° parágrafo o autor diz que o espécie é mais substância que o gênero, logo