Administração
Vivian Costadela
Juan de Carvalho
Ricardo Bauer
HOTEL MODELO
Faculdade Expoente
Curitiba – 2011
Atual processo de gestão do Hotel Modelo
Possui uma gestão familiar, porém, neste caso, não é favorável para a empresa.
As contas particulares misturam-se com as do hotel, não existe um plano de trabalho, também não há perspectivas de novos projetos, o hotel “parou no tempo”, pois não é nenhum tipo de software para o controle de dados administrativos e financeiros.
Procedimentos Financeiros
Não existem regras, o valor que existir em caixa pode ser usado para o que se julgue necessário. As contas da família se misturam com as da empresa, o que ocasiona “furos” nas contas à pagar e à receber. Não existe orçamento ou qualquer tipo de controle financeiro.
Procedimentos Comerciais
Indiferente do nível de conforto dos quartos, o valor da diária é sempre o mesmo. No verão o hotel funciona somente da tarde de segunda a manhã de sábado. Não possui nenhuma parceria com outras empresas da região. Não um plano comercial para prospectar novos clientes.
Procedimentos Operacionais
Não existe nenhum tipo de controle de fluxo diário, e/ou controle de clientes. Apesar de passar 75% do tempo ociosa, o setor da cozinha conta com maior número de funcionários, que freqüentemente “empresta” seus funcionários a outros setores. O coordenador comercial (Antonio) passa a maior parte do tempo fora da empresa.
Procedimentos de Recursos Humanos
Não existe um perfil traçado para contratação de funcionários, bem como reajuste nos salários. Não há um programa de treinamento, que busque aperfeiçoar a ensinar o funcionário à sua função.
Principais problemas e possíveis causas
• Falta de controle financeiro – Causado pelo descaso do gerente geral (João);
• Falta de visão estratégica – Causada pela falta de interesse do coordenador comercial (Antonio);
• Falta de