A casa
Aluno:_________________________ Fase: 3ª E.M
Data : ___/____/____
UNIDADE 1
1. Um corpo se eletriza devido à perda ou ganho de:
a) prótons;
b) íons positivos
c) ânions;
d) nêutrons;
e) elétrons;
2. Numa esfera constituída de ebonite, uma resina dura e negra. Atritando-a com um pedaço de seda, arrancam-se dela aproximadamente 2 · 103 elétrons. Sabendo-se que a carga elementar do elétron, em módulo, vale 1,6 · 10-19 C, qual é a carga elétrica final da esfera? A esfera adquiriu carga positiva ou negativa?
3. Duas esferas idênticas de alumínio estão eletrizadas com cargas elétricas Q1 = -3nC e Q2 = 7nC. Feito um contato entre elas, qual foi a carga elétrica resultante em cada uma delas?
4. Duas esferas metálicas idênticas com cargas elétricas Q1 = 6nC e Q2 = -2nC. Feito o contato entre elas, qual será a carga elétrica final de cada uma?
5. Duas partículas, eletricamente carregadas com + 8,0 · 10–6 C cada uma, são colocadas no vácuo a uma distância de 30 cm, qual a força de interação entre elas?
Vanguarda Instituto de Educação.
Aluno:_________________________ Fase: 3ª E.M
Data : ___/____/____
UNIDADE 2
1. Um fio metálico é percorrido por uma corrente elétrica contínua e constante. Sabe-se que uma carga elétrica de 32 C atravessa uma seção transversal do fio em 4,0 s. Sendo e = 1,6 x 10-19 C a carga elétrica elementar, determine:
a) a intensidade da corrente elétrica;
b) o número de elétrons que atravessa uma seção do condutor no referido intervalo de tempo.
2. Um fio metálico é percorrido por uma corrente elétrica contínua e constante. Uma seção transversal do fio é atravessada por uma carga de 16 C em 5 segundos. A intensidade da corrente elétrica nesse fio é igual a:
a) 80 A b) 11 A c) 5,0 A d) 3,2 A e) 0,3 A
3. Calcular a diferença de potencial entre dois pontos de um condutor, sabendo que a