Trabalhos
SÍNTESE TEÓRICA
ENSAIO
Arimar Colen Gontijo
Mestrando do curso de Administração da Universidade Federal de Minas Gerais –
UFMG, 10 anos de experiência em gestão de informática. Professor de
Administração de Sistemas de Informações, Organização, Sistemas e Métodos, e
Mudança Organizacional.
E-mail: arimar@cepead.face.ufmg.br
Recebido em: 02/10/2003
Aprovado em: 15/04/2004
Claudia Santos Castro Maia
Mestranda do curso de Administração da UFMG, 2 anos de experiência em gerência de empresa. Professora de Administração de Recursos Humanos, Teoria de
Administração Geral.
E-mail: claudia@cepead.face.ufmg.br
RESUMO
Na atualidade, a complexidade dos negócios exige respostas rápidas dos indivíduos e/ou grupos de indivíduos que são responsáveis por algum tipo de organização. A todo tempo são eles obrigados a tomar decisões. Essa atividade crucial para o sucesso das organizações despertou o interesse de pesquisadores teóricos e empíricos, bem como de administradores, e levou-os a desenvolverem estudos nessa área. Tal será tema deste artigo.
O objetivo é analisar e entender o processo decisório em organizações. Procurou-se estudar e explicar o processo de tomada de decisão, focalizando os tipos de decisão, a natureza do processo, suas fases e variáveis relevantes.
No presente artigo discute-se a racionalidade e o comportamento na tomada de decisão, analisando-se o modelo proposto por SIMON (1971), que é o centro dessa discussão. A seguir, discute-se a abordagem incremental, elaborada por LINDBLOM (1959) e ETZIONI (1967), principalmente. Na seqüência, discorrese sobre o modelo político de decisão e o viés do poder, na visão de BACHARACH e BARATZ (1983),
LINDBLOM (1980) e MINTZBERG (1985). Para terminar, analisa-se a amálgama científica, econômica e comportamental proposta pelos autores CYERT e MARCH (1963), apresentando-se algumas considerações.
Palavras-chave: tomada de decisão,