A Casa De Valois
A Casa de Valois é o ramo da dinastia capetiana que reinou na França entre 1328 e 1589. Sucedeu ao Capetíngios diretos e precedeu os capetíngios Bourbons. Seu nome deriva do apanágio dado a Carlos de Valois (1270-1325), filho de Filipe III o Ousado e pai do rei Filipe VI. O ramo principal extinguiu-se em 1498, mas a dinastia conta com numerosos ramos secundários, tendo sido muito influente durante a Idade Média e o Renascimento.
Carlos IX
Carlos IX (Saint-Germain-en-Laye, 27 de junho de 1550 – Vincennes, 30 de maio de 1574) foi o Rei da França de dezembro de 1560 até sua morte. Ele ascendeu ao trono depois da morte de seu irmão mais velho Francisco II.
Henrique III
Henrique III (Fontainebleau, 19 de setembro de 1551 – Saint-Cloud, 2 de agosto de 1589) foi o Rei da Polônia e Grão-Duque da Lituânia entre 1573 e 1575 e também Rei da França de 1574 até sua morte.
A casa de Bourbon
A casa de Bourbon (Borbón em castelhano e Borbone em italiano) é uma família nobre e importante casa real europeia originada do centro da França. Durante o século XVI, os reis Bourbon governaram Navarra e França. Já no século XVIII, membros da Casa de Bourbon detiveram tronos em Espanha, Duas Sicílias e Parma. Espanha e Luxemburgo são atualmente duas monarquias governadas pelos Bourbon. Édito de Nantes
O Édito de Nantes (português europeu) ou Edito de Nantes (português brasileiro)1 2 foi um documento histórico assinado em Nantes a 13 de abril de 1598 pelo rei da França Henrique IV. O édito concedia aos huguenotes a garantia de tolerância religiosa após 36 anos de perseguição e massacres por todo o país, com destaque para o Massacre da noite de São Bartolomeu de 1572.
Com este édito ficava estipulado que a confissão católica permanecia a religião oficial do Estado mas era agora oferecida aos calvinistas franceses a liberdade de praticarem o seu próprio culto. Nos séculos XVI e XVII o édito ficou conhecido como "édito de pacificação."
Luís XIII
Luís XIII