henrique IV
Faculdade de Filosofia e ciências humanas ( FFCH)
Curso: Historia
Alexandre Carneiro
Jessyca Moser
Tiago de Oliveira da Silva
Henrique IV
O Grande Rei da França
Porto Alegre
2013
Introdução
Este trabalho tem por objetivo, mostrar as vicissitudes que ocorreram no mundo Ocidental e especificamente no Reino de França no século XVI. Tendo como tema principal dessas mudanças, a ruptura religiosa e política que a Europa sofreu fruto da Reforma Protestante. O século XVI presenciou pela primeira vez na História, um movimento que colocou os dogmas da Igreja Católica em “perigo”. Falamos perigo, mencionando as proporções de poder que gradativamente este movimento foi alcançando.
Numa Europa onde os poderes Temporais há séculos estavam totalmente ligados aos eclesiásticos e vice-versa, tornou-se necessário para criar um levante, muito mais que novas idéias e doutrinas acerca do “Reino Celestial”. As autoridades leigas estavam todas incumbidas de sustentarem o clero contra os “heréticos”, a guerra era inevitável.
Num contexto de grandes mudanças de mentalidade numa parcela da população francesa, uma série de assassinatos cometido contra os Reis no período que discorre a guerra entre os Protestantes (Huguenotes) contra os Católicos, entra em cena a figura principal deste trabalho: o Príncipe Henrique de Navarra, torna-se Henrique IV (O Grande Rei da França).
Através de um consenso entre os integrantes do grupo, achamos ser de extrema importância abordar embora de forma sintética os acontecimentos que antecederam a ascensão de Henrique de Navarra ao trono Frances.
A reforma Calvinista
A Reforma francesa foi obra de um Frances da Picardia, Calvino. Calvino foi simultaneamente um teólogo, um humanista, um jurista e um dos criadores da prosa francesa do século XVI.
Assim como Lutero, sua doutrina baseia-se nas epístolas de São Paulo. Logo os tradicionais