Henrique IV
Henrique de Navarra nasceu na França em 1553, época em que os conflitos religiosos entre católicos e protestantes geravam várias guerras civis na Europa. Sua mãe, a enérgica Joana III de Albret, rainha de Navarra o educou no protestantismo calvinista e quando ainda criança o envia para treinamento nas guerras civis, onde se torna um grande guerreiro e líder dos huguenotes na luta contra os católicos. Em 1572, sua mãe e a rainha da França Catarina de Médicis decidem casar seus filhos: Henrique e Margarida de Valois, como estratégia de reconciliação entre as facções. Durante a negociação do casamento na corte de Paris, a rainha Joana III morre, suspeitando-se que ela foi envenenada pela rainha Catarina. Com a morte de sua mãe, Henrique torna-se rei de Navarra.
Henrique casa-se com Margarida de Valois. Na noite de núpcias a Rainha Catarina de Médicis aproveita-se da ocasião para fazer três mil vítimas protestantes, considerado como o massacre da noite de São Bartolomeu.
Após o massacre Henrique de Navarra é forçado a converter-se ao catolicismo e fica prisioneiro da Rainha Catarina no palácio. Seu cunhado o rei Carlos IX, considerado louco morre e seu irmão Henrique III assume o trono da França. Após quatro anos retidos na corte Henrique de Navarra consegue fugir, aproveitando-se de uma caçada na floresta. Retorna liderando novamente os huguenotes, lutou durante vários anos contra os católicos, alternando entre