A carne
TRODUÇÃO
Um dos principais problemas dos seres vivos é a obtenção de energia para as sua sobrevivência. Sabemos que as plantas possuem essa capacidade, são seres autótrofos, que conseguem converter através da fotossíntese, energia luminosa em energia química processando o dióxido de carbono (Co2), água (H2O) e minerais em compostos orgânicos, produzindo assim o gás oxigênio (O2).
Através da fotossíntese as plantas produzem o amido que é um polissacarídeo utilizado pelos vegetais como reserva energética de glicose, lipídios, proteínas entre outras substancia necessárias ao seu desenvolvimento. Por não apresentar efeito osmótico nos vegetais, o amido funciona como uma forma perfeita de reserva de açucares, pois ao ser transportado, não sofre nenhuma reação metabólica, evitando assim um gasto desnecessário para a planta.
Através de um simples experimento, podemos detectar a presença de amido nas plantas. Quando essas passam por um processo de descoloração e são colocadas em uma solução contendo iodo, podem mostrar a presença ou não de amido. O que irá influir no resultado será o processo de fotossíntese, ou seja, quando a planta consegue realizá-la, ela produz o amido. Quando o processo de fotossíntese é interrompido, através da retirada da luz a planta deixa de produzi-lo.
OBEJTIVOS
O objetivo do experimento para detecção da presença de amido nas plantas é mostrar a importância da fotossíntese para a vida dos vegetais, e como eles conseguem produzir seu próprio alimento, sendo essencial para a vida de outros seres heterotróficos.
Para que haja o processo de fotossíntese é necessário que haja também a luz e a água, pois só assim os cloroplastos
DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
Após uma visita à horta cultivada na disciplina de Botânica I, coletamos algumas folhas de plantas. Escolhemos algumas folhas com coloração verde e outras com coloração amarelada. Foram feitos desenhos e fotografias dessas folhas antes do experimento.