A carne vermelh e um dos alimentos mais controversos da história da nutrição
2073 palavras
9 páginas
A carne vermelha é um dos alimentos mais controversos da história da nutrição.Apesar do ser humano ter vindo a ingerir carne vermelha durante grande parte da sua evolução, muitas pessoas ainda acreditam que esta pode de alguma forma ser prejudicial para a saúde.
Neste artigo irei tentar deixar de lado polêmicas, crenças pessoas, os aspetos éticos e ambientais e concentrar-me apenas nas provas científicas existentes em relação à carne vermelha.
A CARNE NÃO É TODA IGUAL
Os seres humanos ingeriram carne de forma consistente ao longo da sua evolução e os nossos sistemas digestivos estão bem equipados para lidar com ela.
Populações tradicionais como os Inuit e os Masai têm por hábito ingerir grandes quantidades de carne; Quantidades muito maiores do que aquelas que os portugueses e brasileiros normalmente ingerem, e ainda assim mantiveram-se num estado de saúde perfeita (1,2).
No entanto, a maior parte da carne que as pessoas ingerem hoje em dia, é diferente da carne que os nossos ancestrais comiam. Nessa altura, os animais andavam à solta e comiam ervas e outras plantas comestíveis para eles.
A carne deste tipo de animais, criados ao ar livre, é diferente da carne dos animais criados numa fábrica, alimentados com rações à base de cereais e sujeitos à aplicação de antibióticos e hormonas para estimular um crescimento mais rápido.
Hoje em dia, alguns produtos derivados da carne são ainda sujeitos a outros tipos de processamento depois dos animais terem sido sacrificados… são fumados, curados, depois tratados com nitratos, preservativos e vários químicos.
Portanto, é muito importante distinguir entre os diferentes tipos de carne:
Carne processada: Esses produtos normalmente são derivados de vacas criadas por métodos convencionais, depois passam por vários métodos de processamento. Como exemplo temos as salsichas e o bacon.
Carne vermelha convencional: As carnes vermelhas convencionais são relativamente pouco processadas, mas as vacas