A carie
A Cárie é uma outra forma de denominar a deterioração do dente. A deterioração do dente é fortemente influenciada pelo estilo de vida do indivíduo - o que come, como cuida dos dentes, a presença de flúor na água ingerida e o flúor no creme dental de uso. A hereditariedade também tem um papel importante na predisposição de seus dentes para se deteriorarem.Embora a cárie seja mais comum em crianças, adultos também estão sujeitos.
Apenas seu dentista pode dizer com certeza se você tem cárie. Isto porque a cárie se desenvolve embaixo da superfície do dente, onde você não pode vê-la. Quando você ingere alimentos que contenham carboidratos (açúcar e amido), estes carboidratos são digeridos pelas bactérias da placa, produzindo ácidos que corroem a estrutura do dente.
Para evita-la escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, e use o fio dental diariamente, a fim de remover a placa bacteriana entre os dentes e sob a gengiva.
Adote uma dieta balanceada, com pouco açúcar e amido. Quando ingerir estes alimentos, procure comê-los durante a refeição, e não como um lanche, para minimizar o número de vezes que seus dentes são expostos ao ácido.
Certifique-se de que a água que suas crianças bebem contenha flúor. Se a água fornecida em sua localidade não contém flúor, seu dentista ou pediatra pode prescrever suplementos de flúor diários .
Mononucleose:
A mononucleose é uma doença transmitida pela ingestão de saliva contendo o vírus Epstein-Barr ou, de forma mais rara, o citomegalovírus, ambos da família Herpesviridae. Em virtude da sua forma de transmissão, é conhecida popularmente como a “doença do beijo”, acometendo mais frequentemente adolescentes e jovens. Em casos extremamente raros, o vírus pode ser transmitido por meio de transfusão de sangue, ou de mãe para filho, durante o período gestacional.
O vírus da mononucleose propicia o aparecimento de ínguas no pescoço e axilas, e febre alta e persistente. Em alguns casos, garganta e faringe se