A caracterização de categorias de texto: tipos, gêneros e espécies
Questão 1
O objetivo do artigo é discutir parâmetros e critérios para caracterizar categorias de texto existentes em uma sociedade e cultura, sejam elas tipos, gêneros ou espécies. Segundo o autor há cinco parâmetros que caracterizam as categorias de texto:
a) o conteúdo temático;
b) a estrutura composicional;
c) os objetivos e funções sóciocomunicativas da categoria;
d) as características da superfície lingüística (geralmente em correlação com outros parâmetros);
e) condições de produção da categoria de texto.
No final do artigo o próprio autor considera que “...não é necessário nem obrigatório o uso de todos os parâmetros e critérios na caracterização de todas as categorias de texto: às vezes apenas um permite fazer a caracterização, às vezes é preciso conjugar mais de um parâmetro e/ou critério; b) a caracterização pode ser feita tanto pela presença quanto pela ausência dos elementos implicados nos parâmetros e critérios...” (pág. 75)
Na opinião de vocês, quais são as categorias mais importantes? Justifiquem sua opinião.
Questão 2
Apresentem exemplos de gêneros necessariamente compostos pelos tipos ‘Descritivo’, ‘Dissertativo’, ‘Injuntivo’ e ‘Narrativo’ como dominantes.
Questão 3
Discutam entre si e apresentem os gêneros ou tipos de textos que são usados com mais freqüência na área específica do seu curso de graduação, neste caso a Biblioteconomia
Questão 4
No parâmetro de condições de produção, segundo o autor, é possível a partir de critérios incluir e observar: (A) quem produz; (D) para quem; (C) quando; (D) onde (geralmente um quadro institucional); (E) o suporte (pág. 71).
Escolham 3 exemplos de gêneros ou tipos de texto citados na resposta da Questão 3, e classifiquem-nos dentro desses critérios (exceto o C).
Questão 5
O autor define o suporte como “o espaço-objeto que