Projeto de Prática - A Intergenericidade
SABRINA LIMA NORONHA POLLINI
RA 1135703
Projeto de Prática
A Intergenericidade
Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em Pedagogia
Leitura e Expressão Escrita
Profª. Ms. Célia Gaia
Polo São Paulo
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
Curso
Pedagogia
Disciplina
Leitura e Expressão Escrita
Tutor
Profª. Ms. Célia Gaia
RA
1135703
Aluna
Sabrina Lima Noronha Pollini
Código da turma
DGLP1302SPOJT
Projeto de Prática
A Intergenericidade
1ª Etapa: O que é intergenericidade?
Interligar Sentido à Comunicação
Conforme Koch (2008, p.114) A hibridização ou a intertextualidade intergêneros é o fenômeno segundo o qual um gênero pode assumir a forma de outro gênero, tendo em vista o propósito de comunicação.
A intergenericidade é um mecanismo de construção de sentido dos textos. Hoje, é muito comum observarmos que os autores valem-se desse recurso para compor, construir seus textos. Sendo que em intertextualidade, constituímos um texto recorrendo a outros textos, o mesmo ocorre quando mesclamos gêneros, o objetivo é a produção de sentido, o (re)conhecimento de outros textos ou do modo de constituí-los. Cada gênero possui sua integridade e é central para qualquer descrição de gêneros, a versatilidade da descrição de gêneros e a tendência para a inovação, devido à natureza dinâmica do gênero. Esses traços, portanto, serão utilizados para identificar, a qual gênero pertencem as características estruturais que denunciam intergêneros e de que forma essas estruturas contribuem para a construção do sentido.
2ª Etapa: Aspectos temáticos, composicionais e estilísticos de uma carta e do gênero crônica.
Gênero Crônica – Aspectos Gerais
Aspectos temáticos:
Há o relato de situações corriqueiras do dia a dia que podem acontecer a todos nós; ou seja, relata de forma artística e pessoal fatos colhidos no noticiário jornalístico e no