A cabe a do santo
Algumas pontuações que propus no encontro:
- Comente o trecho: "Rezar é falar o que sente" (página 141).
- As velas que Samuel tinha que acender significavam Coragem, Perdão e Amor. Durante a vida, que outras ´´velas`` temos que acender?
- "Nem a vela quer ficar acesa. Eu não tenho fé nenhuma, degolado. Nem a vela que eu acendo tem força pra ser fogo. Isso de ter fé é o que desgraça gente pobre como eu". (Pág. 146). Comente sobre uma eventual dicotomia entre capacidade financeira e prática de fé/religião.
- "Acreditava que os santos eram todos uma mera invenção dos desesperados e nada do que Mariinha dissera a vida toda o convenceu do contrário. Santos são pedras e só pedras. Era a lei de Samuel". Você é devoto de algum santo? Qual?
- Tal como Candeia, muitas cidades brasileiras tem como seu único atrativo o turismo religioso. O que você acha de eventual uso de verba pública para fomento dos locais de peregrinação, sendo o Brasil um país laico?
Ao contrário do se conclui pelo título , A Cabeça do Santo não é um historia sobre a religião , apesar de esta ser presente no livro em alguns personagens.Samuel faz uma verdadeira Quest jornada na qual ele aprende , no decorrer da historia , como superar suas lembranças mais tristes , como cada pequeno ato do passado pode refletir no futuro de pessoas que estão mais próximas umas das outras do que imaginam , como tirar proveito da