a Bússola
A primeira bússola do mundo foi feita na China durante a Dinastia Qin. É feita com magneto – um mineral de óxido de ferro que se alinha na direção norte-sul, devido ao campo magnético da terra – geralmentre usado na geomancia e adivinhação chinesas. O uso da bússola foi registrado em diversos textos chineses, incluindo um livro do século 4, o “Livro do Mestre do Vale do Demônio”, que descreve seu uso na exploração de regiões desconhecidas.
A primeira pessoa que aparece oficialmente nos registros usando a bússola como apoio para navegação foi o Almirante Zheng He, que fez oito viagens marítimas entre 1405 e 1433.
A Bússola
A bússola é um instrumento de navegação e orientação baseado em propriedades magnéticas dos metais e do campo magnético terrestre. A palavra bússola vem da italiano do sul bussola, que significa “pequena caixa” de madeira de buxo. As bússolas são geralmente compostas por uma agulha magnetizada colocada num plano horizontal e suspensa pelo seu centro de gravidade, que aponta sempre para o eixo norte-sul, ao seguir a direção do norte magnético da Terra. A bússola é sem dúvida o instrumento mais conhecido da Era dos Descobrimentos, pois foi provavelmente o mais importante. Indicando sempre o norte (embora magnético), é uma ajuda preciosa para todo e qualquer navegador. As bússolas atuais variam um pouco entre si, mas têm os mesmos componentes básicos. Com o mesmo nome de bússola pode ser designado qualquer dispositivo magnético que usa uma agulha para indicar a direção do norte magnético da magnetosfera do planeta, bem como qualquer instrumento eletrônico com o mesmo fim.
A bússola é um dispositivo extremamente simples. A bússola magnética consiste de um ímã pequeno e leve, equilibrado sobre um ponto que funciona como pivô quase sem atrito. O ímã é geralmente chamado de agulha. Uma extremidade da agulha é sempre marcada com "N" ou colorida de algum modo para indicar a direção norte.
Norte verdadeiro
Se quiser ir de